quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

OS NOTÁVEIS

Por: Celso Saraiva
este texto foi publicado no site: http://www.esportems.com.br/

COLHER O QUE SE PLANTA: O Campeonato Brasileiro da Série/A deste ano mostrou seriedade e credibilidade. A novidade foi a troca que o Corinthians fez, vai disputar a Série/B de 2008, valorizando em muito aquela competição, deixando saudades nos seus tradicionais rivais, afinal, serão milhões de reais que deixarão de entrar nas bilheterias como também o número de torcedores sofrerá sensível queda de presença nos estádios. O acesso para 2009 a “briga”, já começou pelas três vagas, uma pelos torcedores do Timão é dele. Penso que classificação de acesso é ganha em campo, a não ser que a CBF faça como a Federação de Mato Grosso do Sul, desqualifique os critérios técnicos adquiridos em campo e indique os incompetentes. A Série/B de 2008 será sem dúvida mais charmosa que a principal, grandes clubes estarão presentes além de Corinthians, temos o Bahia, Vila Nova (GO), ABC de Natal, CRB (AL), Fortaleza (CE) de torcidas imensas.

TANGO À MILANESA: 16/12/2007, domingo meio brasileiro, meio italiano. O time italiano do Milan humilha o Boca Juniors da Argentina ao vence-lo por 4 X 2, tornando-se tetra campeão do mundo. A disputa foi pelo campeonato mundial de clubes. Graças ao espetáculo de bola proporcionado pelo brasileiro Kaka, que marcou o terceiro gol e deu passes para dois gols. Além de ser o melhor jogador em campo foi eleito o melhor do mundo no futebol. A festa foi ítalo-brasileira, o Milan conta com sete jogadores do Brasil, tendo como diretor de esportes o brasileiro Leonardo. Chora de Boca aberta Maradona!

NAS ONDAS DO RÁDIO: Numa partida de futebol além da emoção que o narrador passa ao ouvinte, encontramos, também, aqueles que estão lá na beira do gramado às vezes atrás do gol, são os “repórteres de campo” como são chamados; neste ano que termina não poderíamos deixar de destacar os trabalhos feitos com credibilidade e inteligência de Carlos Alberto de Carvalho, Ricardo Paredes e Piaza Santos. Parabéns ao trio pertencente à equipe de Esportes “Bola de Ouro” da Rádio Difusora-AM.

MÍDIA ELETRÔNICA: Na mídia eletrônica de Mato Grosso do Sul, o destaque fica com o jornalista, radialista, Cláudio Severo, que com transparência e fidelidade juntamente com D.Mayre Neris fazem do site http://www.esportems.com.br/, a bússola que norteia os principais movimentos do esporte e sem dúvida o mais moderno site do nosso Estado.

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL/2014: A FIFA concedeu ao Brasil o direito de organizar a Copa do Mundo de 2014, a segunda promovida pelo País, a primeira foi em 1950, tendo a seleção do Uruguai conquistado o título. Prazo de validade, seis anos, estamos ainda na estaca zero, nenhum estádio de futebol neste País está no momento em condições de sediar jogos de tal envergadura. Ao contrário, estão desabando e matando gente. Será um prato cheio para a politicagem, empreiteiras e um festival de liberação de verbas sem prestação de contas como foi os jogos Pan-americanos. E o salário oh! Junte o dedo indicador ao polegar.

PAN-AMERICANO: Em julho deste ano, tivemos na cidade do Rio de Janeiro a realização dessa competição que nos deu 161 medalhas: sendo 54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e Cuba. Foi uma das melhores apresentações do Brasil naquela competição.

AUTOMOBILISMO: Na fórmula 1 em outubro, no GP do Brasil, Kimi Raikkonen da Ferrari ficou com o título, superando os favoritos Lewis Hamilton e Fernando Alonso ambos da Mclaren.

O BAIXINHO: Numa cobrança de pênalti contra o Sport no jogo valendo pelo Campeonato Brasileiro deste ano, Romário alcançou a marca de mil gols na sua carreira igualando-se a Pelé. Sem dúvida é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Em 2008 irá dirigir como técnico o Vasco da Gama. Sucesso em sua nova carreira.

ORDEM E PROGRESSO: Lema de nossa bandeira nacional, tão bem aplicado pelo São Paulo F.C, aliado ao planejamento, competência, e liderados por Rogério Ceni (o injustiçado) levaram-no à conquista do pentacampeonato no brasileirão/2007. Exemplo de organização dentro e fora do gramado, para os dirigentes de futebol. Tem o direito de comemorar a conquista brilhante feita com antecedência. Parabéns, tricolor.

COPA AMÉRICA: Como técnico de futebol jamais tinha trabalhado, e neste ano superou às expectativas acumulando vitórias à frente da seleção brasileira inclusive levando-a conquistar o bicampeonato da Copa América aplicando 3 a 0 na Argentina. Dunga, sucesso nessa empreitada, mas que demonstre serviço (vitórias) já que Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho são as pedras da vez, não se enganem.

FUTEBOL FEMININO: Sob o comando da melhor jogadora do mundo, Marta, as meninas da seleção brasileira de futebol feminino nos presentearam com a medalha de ouro no Pan-americano do Rio, o segundo lugar na Copa do Mundo da China, e fazendo com que a CBF criasse a primeira Copa do Brasil Feminina, conquistada brilhantemente pelo MS/Saad. Está chegando o Campeonato Carioca/2008 da modalidade. Até que enfim.

MÃO NA BOLA: Técnico consagrado. Bernardinho recentemente conquistou no Japão a Copa do Mundo de Vôlei, antes já havia assegurado o heptacampeonato da Liga Mundial, em julho.
Já as meninas do vôlei, alegria mesmo só em setembro, quando conquistaram o Sul-americano no Chile. Na Praia destaque para Julia e Larissa no feminino e Ricardo e Emanuel no masculino nas disputas do Circuito Mundial além de triunfarem no Pan-americano.


NO TOPO DO MUNDO: O planeta Terra curvou-se aos pés do talento dos brasileiros:
KAKÁ: meio-atacante, ex-jogador do São Paulo, que no momento defende as cores do tetra campeão mundial de clubes o Milan da Itália, que venceu o Boca Juniors da Argentina por 4 a 2 na decisão final. Ele faturou a Copa dos Campeões e ganhou a Bola de Ouro e o prêmio da FIFA , o melhor jogador de futebol do Mundo.

MARTA: A rainha da bola pela segunda vez, foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino. Joga muito melhor que certos marmanjos.

BURU: No futebol de areia só dá ele, o melhor do mundo. Campeão mundial de praia pela seleção brasileira.
Como diz o antigo ditado: “Foi feito, barba, cabelo e bigode e ainda tem troco”.

Esta coluna encerra seus comentários neste ano sobre o esporte, voltaremos em janeiro/2008, se Deus quiser. Boas Festas e Feliz Ano Novo para todos.

(celsosaraiva@hotmail.com)

Nenhum comentário: