terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pelas veias do som: percorre a emoção!


Por: Bianca Cabral Blank

Em casa, nas reuniões em família, sempre estava acostumada a assistir aos jogos futebolísticos.

Então quando fui à primeira vez ao estádio Morenão, a principio comecei a observar que os torcedores estavam com rádios, celulares, smartphones nas mãos. Não conseguia entender por que todos estavam com estes acessórios.

Assisti ao jogo, também com um fone ligado ao meu smartphone , e acompanhei todos os lances da partida por meio da narração do meu esposo naquele dia.

Claro que um dia fui ao estádio, e não levei meu acessório de ouvinte torcedor. Como uma pessoa que pouco entendia dos jogos, só escutava as balburdias que vinham da torcida.

Gritos de gol, vaias - hum, - vai fulano, - juiz ladrão, e o som  da charanga, que embalam os gritos de guerra do torcedor. E assim, variados sons se misturavam pelo estádio.

E eu, neste momento precisamente não entendia muito bem o que estava acontecendo. Naquele dia fiquei frustrada, só sabia mesmo quando havia feito um gol devido os gritos da galera. Normalmente me perdia, até mesmo quanto ao time que havia feito o bendito gol.

Não sabia quem havia recebido cartão amarelo ou vermelho. Quem fez o gol, quem recebeu passe de quem, e nem o nome do árbitro e seus auxiliares para poder xingar.

Naquele dia entendi a importância do acessório do torcedor!

Ao assistir um jogo, em um estádio, amigo e amiga, torcedor e torcedora, nunca esqueçam seus acessórios.

Pois por eles transmitem-se a emoção do jogo, o entendimento sobre a partida, a relação do time com a rodada e as próximas rodadas.

O fulano que deu passe para o ciclano fazer gol, o goleiro Beltrano que engoliu um frango. E aquele senhor, com apito na boca, cheio de pose, que expulsou o craque do time, e ainda deixou de marcar um gol para seu time.

E ainda mais, você fica sabendo os nomes dos bandeirinhas que anularam um gol, que deixa assim a vontade de xingar!

Com a minha ida ao estádio, passei a compreender a estrutura que era montada para realização de uma partida de futebol. Bem como os respectivos profissionais envolvidos, dentre eles destaco, os narradores, os comentaristas, os repórteres, dentre outros.

Eles que dão vida ao jogo. Por eles, estas informações chegam até você.

Um grito de gol, com sua trilha sonora. A entrada dos jogadores embalados por seus hinos. A vibração da voz do narrador em cada lance. As análises dos comentaristas e repórteres trazem verdadeiramente a emoção ao jogo.

Então, amigo e amiga, torcedor e torcedora, que vão ao estádio pela primeira vez, leve seu radinho, seu celular, seu smartphone.

Leve ao estádio o seu acessório de emoção!

Nenhum comentário: