quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Copa União, 20 anos depois

Por: Juca Kfouri

Já está nas livrarias e será lançado no próximo dia 29, na livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio, o livro "Uma bela jogada: 20 anos de marketing esportivo", da Editora Outras Letras.

O autor, João Henrique Areias, foi o primeiro diretor de marketing do Clube dos 13, em 1987, e um dos principais idealizadores da bem sucedida Copa União, o verdadeiro Campeonato Brasileiro daquele ano.

Ele revela os bastidores da organização do Clube dos 13 e da Copa União desde o momento em que a CBF abriu mão de organizar a competição, decisão da qual voltou atrás exatamente por se dar conta do sucesso que seria, como foi, a Copa União.

Com o respaldo da Rede Globo, da Varig e da Coca-Cola, a Copa União não só teve média de público superior a 20 mil torcedores pagantes por jogo como atingiu a casa dos 40 mil, se considerados as rendas indiretas de cada partida.

Com depoimentos de Pelé e Zico, entre outros protagonistas, o livro propõe um novo modelo de gestão para o esporte nacional, baseado no profissionalismo.

Ao fim da leitura, dá pena verificar o que virou o Clube dos 13, que poderia ter se transformado na Liga dos clubes brasileiros, anterior até mesmo à Premier League inglesa.

Ao contrário, o Clube dos 13 hoje não passa de uma agência intermediadora de contratos com a TV, para a alegria do bolso dos que a dirigem sem alternância de poder, como é regra na cartolagem nacional.

Em tempo: o livro passa ao largo da falsa polêmica em torno de quem foi o campeão brasileiro de 1987, por ser público e notório, então, que foi o Flamengo, tem 209 páginas e custa R$39,90.

Nenhum comentário: